A Agenda sugere e você lê!

Livros

O nascimento de Jesus
Publicado pela Editora Elevação, o livro O nascimento de Jesus foi inspirado no Evangelho segundo Mateus, 1:18 a 25, e Lucas, 1:26 a 38 e 2:1 a 20, e na pregação ecumênica do escritor Paiva Netto, que há décadas trata do Evangelho e do Apocalipse do Educador Celeste nos mais diversos meios de comunicação. A obra compõe a “Coleção Ecumênica A vida de Jesus”, cujas histórias são voltadas para crianças de todas as crenças e objetivam levar-lhes de forma clara os ensinamentos do Divino Amigo. Categoria infantil, R$5.

Lembrança de homens que não existiam

Floriano Martins e Valdir Rocha avivam uma relação de amizade na forma de um diálogo criativo que transcende os limites da ilustração. O convívio com a poética de cada um é o que permitiu o convite feito por ambos quase simultaneamente, como um estalo mágico do acaso. Lembrança de homens que não existiam traz à tona – ou conduz o leitor à profundeza de seu imaginário – uma secreta história do homem repleta de indagações e inquietudes. E o faz com um sentido narrativo que resulta em desafio e encantamento, pelo que permite a quem o visite identificar-se com a voragem de sua visão. Um livro é para ser visto e lido sem dissociar suas vertentes criativas. R$25,00. 

O dia em que os gatos aprenderam a tocar jazz
Com essa narrativa impactante o carioca Pedro Henrique Barros venceu o Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil de 2011, na categoria juvenil. O autor homenageia seus músicos preferidos de jazz com a história de bichanos falantes, que formam uma banda de sucesso meteórico. O texto forte ganhou uma visualidade expressiva graças às ilustrações do multipremiado Cau Gomez.





Giro Literário

A Joia de Ana: romance policial
Centro Cultural dos Correios
Rua Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
6 14h
Gratuito
3224 5739

De Leo Durval. Inspirado na década de 1940, no Recife, o romance conta a trajetória de um casal recém-casado que vivia um belo romance em sua floral juventude. Numa viagem à Praia de Tambaú, na Paraíba, a jovem Ana é assassinada e ainda lhe roubam uma joia. O marido de Ana, Alcides, é o principal suspeito, mas ele ele vai lutar contra o tempo e contra todos, para provar que não foi o mandante do crime. Com a ajuda de seu amigo advogado, ele tenta provar sua inocência e encontrar o verdadeiro autor do latrocínio.

Sarau da Boa Vista
Buena Vista Pizzaria
Pátio de Santa Cruz, 163 – Bairro da Boa Vista
26 18 h
Gratuito 
A 5ª edição do recital poético-musical apresenta os poetas: Isabel Sougarret, Adriane Perruci, Roberto Queiroz, Jetro Rocha, Mannuelle Santos, Kid Andrade e Zenóbio. A música de abertura, que fica por conta de Júlio Samico e Dudé Levino, encerra a noite. O evento é aberto ao público.

Assassinato de reputações – um crime de estado
Livraria Cultura
Paço Alfândega – R. Madre de Deus, s/n – Bairro do Recife
Noite de autógrafos
15 19h
Gratuito

Romeu Tuma Júnior, ex-secretário nacional de Justiça no governo Lula,  advogado e delegado concursado da Polícia Civil de São Paulo faz revelações surpreendentes e está preparado para responder, com provas materiais, a quem tente desmenti-lo. O autor denuncia as pressões que recebeu para transformar informações sigilosas em instrumento eleitoral, desvenda a engenharia do assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel e expõe o tentacular esquema de escutas telefônicas, que não poupou sequer o Supremo Tribunal Federal, e outros temas polêmicos.

O fim do objeto: linguagem e experimentalismo na arquitetura depois do movimento moderno 
Livraria Cultura
Paço Alfândega – R. Madre de Deus, s/n – Bairro do Recife
Noite de autógrafos
10 19h
Gratuito

De Gentil Porto Filho. Esse livro trata da influência dos modelos linguísticos na arquitetura depois do Modernismo. Examina de que modo certas noções elaboradas pelas ciências da linguagem extrapolam para a disciplina arquitetônica e ajudam a configurar as principais tendências teóricas e projetuais a partir da década de 1960, representadas especialmente pelas obras de Peter Eisenman, Aldo Rossi e da Arquitetura Minimalista. O trabalho contrapõe a natureza formalista e simbolista do que foi chamado aqui de “Paradigma Linguístico” com o pragmatismo experimentalista do “Paradigma Multifuncional” de arquitetos como Rem Koolhaas, MVRDV e NL Architects.

Clube do Livro Saraiva
“Sonho de uma noite de Verão”, de William Shakespeare
Livraria Saraiva – Shopping RioMar
Avenida República do Líbano, 251 – Pina
12 15h
Gratuito
33270102 | 33270168

Abrindo o ano de debates do Clube do Livro e em memória dos 450 anos do nascimento de Shakespeare, vamos mergulhar num mundo de fadas e duendes, de amores e feitiços trocados, e muitas cômicas controvérsias numa das peças mais conhecidas do grande bardo.

60 anos de história do Teatro Para Crianças
Teatro Marco Camarotti
Rua do pombal, s/n. SESC Santo Amaro
Lançamento dia 10 às 19h30
3222 0025 / 9292 1316


Após dois anos de intenso trabalho, o jornalista, ator e pesquisador teatral Leidson Ferraz concluiu sua pesquisa “Teatro para Crianças no Recife – 60 Anos de História no Século XX”, iniciada em 2011 com financiamento do Funcultura. O resultado foi transformado em DVD-ROOM que está sendo distribuído gratuitamente a quase cinquenta entidades voltadas às artes cênicas em todo o país (incluindo bibliotecas e instituições de pesquisa e de acervo de obras raras), sendo o SESC uma das entidades contempladas. A pesquisa faz um mapeamento histórico das mais significativas produções teatrais para crianças no Recife desde 1939, ano em que uma primeira peça feita por e para crianças ocupou o Teatro de Santa Isabel, até o encerramento do século XX, no ano de 1999. São 60 anos de produções teatrais recifenses para a infância, com extensão a outros municípios pernambucanos. O lançamento do DVD será na Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude 2014, com palestra e projeção de imagens raras. Participaram como assistentes de pesquisa nesse trabalho, Mônica Maria, Denni Sales e Elivânia Araújo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente