Frevo o ano inteiro

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Por Thays Monteiro
Em fevereiro (9), o Recife celebrou 107 anos de frevo e como presente ganhou um museu para celebrar a grandeza desse ritmo que é indispensável quando se refere à cultura pernambucana. O Paço do Frevo, criado por iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a Fundação Roberto Marinho, tem por finalidade contribuir para propagar e mostrar que o frevo pode ser vivenciado o ano inteiro e não só no carnaval. O projeto surgiu quando o frevo recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o que fez crescer a  necessidade de reunir todo o acervo histórico em um lugar onde pudesse ser contada essa linda história de amor e alegria feita pelo povo, para o povo.

Foto: Roberta Menezes
O espaço escolhido foi um edifício histórico do início do século 19, que se encontra na Praça do Arsenal, onde funcionou até o ano de 1973 a Western Telegraph Company (Companhia Britânica de Telégrafo) que foi tombando pelo Iphan desde 1998. O Paço teve suas obras iniciadas em março de 2010 para ser referência cultural e histórica para todo o país. Com curadoria de Bia Lessa, o espaço conta com três andares, onde você encontra das paredes ao chão informações que exaltam esse ritmo e suas várias dimensões. Pensado para ser interativo, o museu oferece oficinas de dança e música com duração de 4 a 6 meses, uma sala que abriga exposições temporárias e um centro de documentação que contém um acervo com 500 títulos, entre livros, revistas, catálogos e audiovisual. O local também oferece estúdio musical, que tem como projeto gerar novos feitos para a música e contribuir ainda mais para difundir essa manifestação musical.

Com um mês de inaugurado, o local já atraiu 14 mil pessoas, entre turistas, gente da terra, estudantes... Durante o percurso, os visitantes podem ter um momento interativo com professores de música, que, através de uma brincadeira sonora com a boca e as mãos, recriam frevos de sucesso e deixam assim o público mais próximo desse ritmo tão contagiante. Outro ponto interessante do passeio é a possibilidade de sair de lá com “frevo no pé”, graças às aulas que são ministradas e  nas quais são ensinados os passos introdutórios básicos para se dançar um bom frevo.
Outra preocupação do museu é a aproximação com o público, e para isso estão sendo oferecidas 20% das vagas para bolsistas mediante envio de currículo e carta de intenção. Alunos de escolas públicas e membros de agremiações também têm prioridades na hora da inscrição para os cursos com duração de 4 e 6 meses. Personalidades como Maestro Spok e Maestro Clóvis Pereira são responsáveis por alguns dos cursos

Serviço:
Paço do Frevo
Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Funcionamento: terças, quartas e sextas, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 21h; sábados e domingos, das Horário:12h às 19h
Ingressos:R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)
Crianças de até sete anos, estudantes e professores da rede pública com visita pré-agendada, funcionários de museus e guias de turismo da Embratur têm entrada gratuita às terças-feiras.
Telefones:(81) 3355 9500
Site: www.pacodofrevo.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo