Músico lisboeta Fernando Tordo estreia em Pernambuco

Foto: Divulgação
Evento gratuito homenageia o compatriota e parceiro artístico José Ary dos Santos nos 30 anos de sua morte
Morando em Pernambuco desde o início do ano, o músico e compositor lisboeta Fernando Tordo fará sua estreia na nova fase da carreira em grande estilo: numa homenagem ao compatriota e maior parceiro artístico José Carlos Ary dos Santos, falecido em 1984. O evento, um recital comentado, será promovido pelo Gabinete Português de Leitura nesta quinta-feira (10), em sua sede, no Bairro de Santo Antônio, a partir das 19h. A entrada é gratuita.
 

 No espetáculo Fernando Tordo canta e conta Ary dos Santos, ele interpretará canções escritas para ele pelo homenageado, um dos mais importantes poetas e declamadores lusitanos do século XX. Alternando as composições, Tordo compartilhará com o público episódios que envolveram a sua convivência com o colega de profissão, incluindo histórias de algumas criações assinadas pela dupla.

Uma das particularidades do processo criativo dos dois é que Tordo compunha as músicas e, em seguida, Ary dos Santos escrevia a letra em cima. Apesar da dificuldade natural decorrente do método de trabalho, a atuação conjunta e a cumplicidade sempre se mostraram muito bem-sucedidas, rendendo uma quantidade superior a 400 arranjos.

“O Gabinete Português de Leitura presta sua homenagem a um dos grandes poetas do nosso tempo, oferecendo ao publico pernambucano um espetáculo que, estamos certos, agradará a todos, servido como é pelo enorme talento de Fernando Tordo”, declarou o diretor cultural da entidade, George Cabral. Mais informações sobre o evento podem ser conseguidas diretamente na sede da instituição (Rua Imperador Dom Pedro II, 290, Santo Antônio) ou pelo telefone 3224.2002 (horário comercial).

Sobre José Carlos Ary dos Santos – O homenageado do recital comentado figura, indiscutivelmente, entre os principais nomes da cultura portuguesa. Reconhecido pela grande produtividade e sensibilidade, ele escreveu mais de 600 poemas para canções, incluindo quatro vencedoras do histórico Festival da Canção. Seu talento produziu alguns dos temas emblemáticos do cancioneiro popular da sua terra natal.
Entre as muitas deferências concedidas em sua memória está uma placa indicativa da casa onde morreu e na qual viveu durante praticamente durante toda a sua vida, na Rua da Saudade, em Lisboa. Falecido aos 47 anos, o nome Ary dos Santos ainda batiza um largo no Bairro de Alfama, também na capital portuguesa.
Sobre Fernando Tordo – Cantor, compositor e intérprete com quase meio século de carreira, é artista de destaque e relevância na cultura portuguesa pela originalidade e qualidade da sua obra. Algumas de suas músicas são consideradas clássicos do cancioneiro lusitano moderno e tornaram-se referência para várias gerações.

A produtiva parceria com Ary dos Santos rendeu premiações e entrou para a histórica da música nacional. Na juventude, fez parte dos Sheiks, banda que introduziu o rock’n’roll em Portugal nos idos dos anos 1960; é o único cantor de sua terra natal a gravar com uma orquestra de jazz nos estúdios Abbey Road; e, nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo e divulgação dos cordofones, recuperando instrumentos há muito tempo em desuso naquele país da Península Ibérica.

Serviço:
Recital Fernando Tordo canta e conta Ary dos Santos
Quando: quinta-feira (10), a partir das 19h30
Onde: Gabinete Português de Leitura (Rua do Imperador Dom Pedro II, 290, Santo Antônio, Recife-PE)
Entrada gratuita – acesso sujeito à capacidade do Salão Nobre (250 lugares)
Mais informações pelo telefone: 3224.2002 (horário comercial)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado