Programação de Artes Visuais do mês de abril

Museu da Cidade do Recife
Forte das Cinco Pontas – Bairro de São José

Recife em cantos
25
Ter a Sáb – 9h às 17h
Gratuito
(81) 3355 9540(81) 3355 3106 
O Museu da Cidade do Recife (MCR) inaugura no dia 25 de abril a mostra Recife em cantos. Com uma exposição de objetos, fotografias, vídeos e documentos do acervo, será narrada a história da evolução urbana do Recife entre os séculos XVI e XX. Entre as peças expostas estão pinhas e azulejos do século XIX, objetos arqueológicos, gravuras do período holandês e litografias do século XIX editadas por F. H. Carls. A exposição além das visitas mediadas, contará com uma atividade dirigida para grupos.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifDos carnavais saudosos
Até 10
Ter a Sáb – 9h às 17h
Gratuito
(81) 3355 9540(81) 3355 3106

A mostra Dos carnavais saudosos faz um recorte dos carnavais das décadas de 1940 a 1960 e reúne 80 fotografias do acervo do Museu da Cidade do Recife (MCR) registradas pelos fotógrafos Alexandre Berzin, Romildo Carvalho, Severino Fragoso, Mário de Carvalho, Antônio Tenório e José Césio Regueira Costa, 40 do Projeto Lambe-Lambe, de Breno Laprovítera e Jarbas Junior, e mais 60 imagens cedidas pelo público. 

Forte das Cacimbas
Até 30
Ter a Sáb – 9h às 17h
Gratuito
(81) 3355-9540(81) 3355-3106 
Ação de educação patrimonial em comemoração ao aniversário da Cidade do Recife, utilizando contação de histórias, teatro e oficina de arte para remontar a construção do Forte das Cinco Pontas para proteção das cacimbas de água potável de Ambrósio Machado, um abastado senhor de engenho na ilha de Antônio Vaz. Escolas públicas e privadas podem agendar visitas para grupos de até 90 pessoas.

Centro Cultural Correios
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife
(81) 3224 5739 

Mostra Contemporânea Arte Cerâmica aporta hoje no CCC-Recife
Até 11 de maio
Seg a Sex – 9h às 18 h, Sáb e Dom – 12h às 18h
Entrada Gratuita  
A mostra coletiva intitulada Contemporânea Arte Cerâmica, cuja montagem inclui a participação de grandes artistas da atualidade, é dedicada a Luiggi Poluzzi (in memoriam) pela sua contribuição na construção e manutenção dos fornos cerâmicos do Nordeste. Faz também uma homenagem a Francisco Brennand pela sua importante contribuição à arte cerâmica e realiza uma sala especial para Anneliese Poluzzi, uma das pioneiras na arte cerâmica no estado. Em paralelo, os visitantes poderão conferir vídeos e palestras sobre os processos de criação e sobre as inovações da arte cerâmica.

Pôster Arte Design
De 3 de abril a 10 de maio
Seg a Sex – 9h às 18 h, Sáb e Dom – 12h às 18h
Entrada Gratuita  
Terceira edição da mostra que integra a programação do Abril Pro Rock traz as autenticidades que consolidaram, em 22 anos de história, o APR como um dos festivais de música mais relevantes do país. Desde 2012, o APR vem ampliando sua forte relação com a cultura pop, e em 2014 lança a terceira edição da mostra. A exposição celebra o design de cartazes de shows, festivais, turnês, eventos e álbuns, entre outras produções do Brasil e do mundo que agregam arte gráfica e música. Com curadoria de Paulo André Pires, a mostra traz mais de 50 obras, representando artistas nacionais e internacionais, com algumas surpresas e raridades. 
 
Paixão Plástica
Até 27
Seg a Sex – 9h às 18 h, Sáb e Dom – 12h às 18h

Entrada Gratuita 

Paixão Plástica mostra uma variedade de fotografias abstratas criadas com composições utilizando o plástico como matéria-prima. O desejo imagético entre a pintura e a fotografia foi o que motivou as criações de Breno César. Suas fotografias tentam provocar e expandir os sentidos do observador através de imagens de objetos plásticos construídos, numa sofisticada composição orgânica de cores e texturas. Essa exposição traz um olhar diferenciado dentro da arte fotográfica pernambucana, ampliando as possibilidades de novas estéticas no Estado.

Arcaico contemporâneo – 50 Anos de pintura de Urian Agria de Souza 
Galeria Janete Costa | Parque Dona Lindu
Av. Boa Viagem, s/ nº – Boa Viagem
Qua a Sex – 12 às 20h
Sáb e Dom – 14h às 20h
Até 27
(81)3355 9832 
Depois de 18 anos sem realizar uma mostra individual no Recife, o artista leva para o espaço expositivo pinturas e desenhos, numa representação recheada de elementos mitológicos. Há quem diga, e não são poucos, que Urian pinta como se estivesse mergulhado num fundo de rio. É possível que venham daí os efeitos de transparência que ele dá aos seus trabalhos, com uns tantos brancos sobrepondo cores. Na escolha dos temas, percebe-se a cultura dos antepassados, a mitologia das águas e das matas, a exuberância e a mistura de raças, os seres humanos e animais. Enquanto a exposição estiver em cartaz, até 27 de abril, Urian estará à disposição para conversar com o público, sempre às quartas-feiras, às 14h.

Entremeios
Arte Plural Galeria
Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife
Até 26
Ter a Sex – 13h às 19h
Sáb – 16h às 20h
Gratuito
3424 4431
www.artepluralgaleria.com.br 
Exposição de imagens dos fotógrafos Gustavo Bettini e Lia Lubambo. O tema são os hábitos e paisagens do sertão pernambucano à luz da lua e das estrelas e traz uma nova proposta imagética para a região, tão associada a calor, sol e seca. Além das fotos, a exposição terá sons, cheiros e objetos característicos da região para serem tocados pelo público. Com curadoria da jornalista e especialista em fotografia Simonetta Persichetti, a exposição traz 29 fotos, feitas durante 10 noites pelas cidades de Buíque, Floresta, Flores, Algodões, Serra Talhada e Ibimirim.

Lugar Nenhum – Kilian Glasner
Galeria Amparo 60
Av. Domingos Ferreira, 92 A – Boa Viagem
Até 20 de abril
Seg a Sex – 9h às 13h e 14h às 19h
Sáb – 10h às 14h (Com agendamento prévio)
(81) 3033 6060 
Composta por obras inéditas na cidade das séries Infinito e Obscura. Kilian não expõe no Recife desde 2010 e essa será sua primeira exposição na Amparo 60. O artista vai expor desenhos em pequenos e grandes formatos. No total, são 15 obras, 12 produzidas em pastel e carvão sobre papel e 3 em nanquim sobre papel. Com esses materiais simples, o artista constrói paisagens com uma linguagem visual descolada da mera representação.

Homenagem a Zuleno – Renato Vale
DUMARESQ Galeria de Arte
R. Professor Augusto Lins Silva, 1033, Boa Viagem
Até 11
(81) 3341 0129
 www.dumaresq.com.br 
“Conheci Zuleno em 1978 e nos tornamos grandes amigos, éramos como pai e filho! Curioso é que nunca tivemos muita afinidade com o jeito de fazer arte, e percebendo e respeitando isso, conversava comigo e chamava atenção para coisas características do meu desenho e pintura que nem mesmo eu percebia – estava com 18 anos e não tinha a menor ideia do que seria meu trabalho, e se seria meu trabalho. Zuleno respeitava tanto essas diferenças que me ensinou mais que a desenhar ou pintar, me ensinou a pensar e a filosofar. Ano que vem Zuleno completaria 100 anos. Aqui, com essa série de pinturas, [...] começo a minha homenagem”, escreveu Renato Valle.

Nossos Talentos
Restaurante Brasa & Mar
Av. Bernardo Vieira de Melo 1399, Piedade – Jaboatão dos Guararapes
3468 8799 / 9407 8932 / 8535 5640
curadoria_sebastiao@hotmail.com

Com curadoria de Sebastião Barbosa, os artistas plásticos Germano, Sérgio Birukoff e Zenaide Araújo realizam exposição coletiva de pintura com temas diversos.

Arte de Pernambuco
Officina Design
7 a 31 de maio
Av. Bernardo Vieira de Melo 728, Piedade – Jaboatão dos Guararapes

3468 8799 / 9407 8932 / 8535 5640
curadoria_sebastiao@hotmail.com

Diversas peças dos artistas Germano, Héllio Mangueira, Rinaldo Carvalho, Selma Di Medeiros e Sergio Birukoff ficam em cartaz durante o mês de abril e maio.

CAIXA Cultural Recife
Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife Antigo
(81) 3425 1900

Recife é um Porto
Até 12 de maio
Ter a Dom – 12h às 20h
Gratuito

A exposição fotográfica inédita Recife é um Porto documenta as transformações urbanas recentes na paisagem do Bairro do Recife, destacando-se a condição portuária da capital. O objetivo é a valorização e a preservação da memória do Recife com fotografias de Gustavo Maia, que registraram o período de 1992 a 2012. As fotos são acompanhadas de textos e poemas de importantes poetas pernambucanos que abordam temas ligados ao porto. A curadoria é de José Luiz da Mota Menezes.

O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius
Até 18 de maio
Ter a Dom – 12h às 20h
Gratuito


Exposição em que grandes nomes da música brasileira como Paulinho da Viola, Renato Teixeira, Toquinho, Antonio Nóbrega, Chico Buarque e Martinho da Vila se unem ao artista gráfico Elifas Andreato para celebrar a obra de Vinicius de Moraes. Serão exibidos vídeos e fotografias que registram o making of de composições musicais inéditas, além de aquarelas originais feitas pelos artistas, inspiradas no poema O haver, do compositor carioca. A mostra traz também 15 telas em tinta acrílica do artista gráfico Elifas Andreato, curador do projeto, uma para cada estrofe do poema. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua