Artes Visuais - Julho 2014

Arte Política Tempos Dispersos de Resistência

Galeria Janete Costa – Parque Dona Lindu

Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem, s/n – Boa Viagem

Até 27/7

Ter 12h às 18h (reservado especialmente para agendamentos de grupos)

Qua a Sex 12 às 20h | Sáb e Dom 14 às 20h

Gratuito

3355 9831

A mostra foi pensada como uma narrativa visual que permitirá ampliar e amplificar as reflexões sobre os 50 anos do golpe civil militar. Foram selecionados os trabalhos que abordam temas e questões relacionados aos diversos impactos, ecos e reverberações das ocorrências marcadas pelas experiências da Ditadura Civil Militar e seu transbordamento temporal. Ainda, aquelas representações, ações e intervenções poéticas que articulam referências sobre e dos movimentos sociais, do ativismo, da arte política em outras geografias e temporalidades. A exposição será alimentada por outros trabalhos e materiais (fotos, cartas, livros, trabalhos de artista), durante seu período de visitação. O público pode levar para a galeria artefatos desse tipo que poderão ser inclusos na mostra.

Mostra de Filmes sobre a Ditadura militar:

Sex e Sáb 18h

Mesa Vermelha – Direção Tuca Siqueira

Documentário com duração de 1h10min que conta, por meio de depoimentos, as experiências de presos políticos e militantes que lutaram contra o regime civil militar implantado no Brasil entre 1964 a 1985.


Qui e Dom18h

No limiar entre a vida e a morte: as memórias dos presos políticos no Brasil (1964-1979) – Direção Antonio Torres Montenegro

Esse documentário traz memórias de presos políticos que cederam seus depoimentos para o projeto Marcas da Memória do Governo Federal, coordenado pelo historiador Antonio Torres Montenegro aqui em Pernambuco. Entre a memória e a história, essas falas revisitam passagens da história do Brasil nesse período.

Sex e Sáb 19h20

Onde está meu filho: grito de uma mãe que não se fez calar

Documentário que traz em primeiro plano a mãe de Fernando Santa Cruz, assassinado pelo regime militar, tido como desaparecido. Sua mãe não o esqueceu e lutou para saber a verdade sobre o desaparecimento do filho. O filme revela sua luta durante todos esses anos e uma homenagem que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva concede a ela. Duração 12 min.

MAMAM

Rua da Aurora, 265

Ter a Sex 12h às 18h

Sáb e Dom 13h às 17h

3355 6870 | 3355 6871 | 3355 6872


Gratuito

Cães sem Pluma

Até 6/7

Reúne artistas visuais brasileiros de gerações diversas em torno de uma invenção de linguagem de João Cabral de Melo Neto. No poema O cão sem plumas (1950), o escritor toma o Rio Capibaribe como guia da descrição que faz do Recife e de seus habitantes que nada possuem. É dessas pessoas, não contabilizadas no cálculo produtivista que rege e mede o avanço econômico do Brasil, que essa exposição, com curadoria de Moacir dos Anjos, quer dar notícia.


Paulo Werneck - Muralista Brasileiro
De 23/7 a 14/9

Além de desenhos originais em guache (cerca de 200), a exposição mostrará fotografias e documentos de época. Paulo Werneck foi muralista e um dos pioneiros na utilização do mosaico cerâmico na arquitetura. Trabalhou ao lado de arquitetos importantes como Oscar Niemeyer, Marcelo Roberto e Affonso Eduardo Reidy.


CAIXA Cultural Recife

Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife

3425 1900

Ter a Sáb 12h às 20h

Dom 10h às 17h


Até 10/8

Gratuito


Linhas, Trançados e Cores: no reino de Gilvan Samico

A exposição é um resumo da arte do xilogravurista pernambucano, falecido em novembro do ano passado. Serão apresentadas 39 gravuras, 13 desenhos e uma caixa em marchetaria. Conhecido por suas xilogravuras elaboradas e criadas meticulosamente – muitas vezes ele fazia mais de 100 esboços até a impressão final, chegando a fazer até três Provas do Artista –, Samico é um dos maiores nomes da xilogravura nacional, com destaque para a sua veia nordestina, sempre presente no mundo mítico e poético que registrava.



Até 27/7

Brava Gente – Filhos de Deus

Exposição com 100 obras do paulista Tide Hellmeister, um dos mais importantes artistas gráficos do país. São peças que contam a história dos personagens criados por Tide, com base na observação do cotidiano de passageiros do metrô, do ônibus, dos caminhantes nas ruas. Em estúdio, ele imaginava a vida de cada pessoa que via na rua e recortava, colava e pintava seus rostos: tristes, bondosos, malandros, egoístas, avaros, generosos, abatidos ou conformados. Por sua obra, ele é hoje referência absoluta na arte da colagem no Brasil.



Até 27/7

A restauração de uma ausência - Rian Fontenele

Mostra do artista plástico cearense Rian Fontenele, com 55 obras de médio e grande porte. O artista revisita suas memórias e (re)constrói narrativas intimistas, explorando e revelando sensações e identidades da humanidade, como o silêncio e a ausência. São pinturas e um conjunto de desenhos que documentam o percurso de seu processo criativo e a matriz das narrativas para alcançar a poética final proposta nas telas, que representam a nova fase do artista.
A Lírica de Carlos Augusto Lira

Museu do Estado de Pernambuco

Av. Rui Barbosa, 960 – Graças

Até 10/8

Ter a Sex das 9h às 17h

Sáb e Dom das 14h às 17h

Gratuito

(81) 3184.3174

Exposição inédita revela parte do valioso acervo do arquiteto e colecionador Carlos Augusto Lira e sintetiza a expressividade da Arte Popular do Nordeste. Mais de duas mil obras de Arte Popular e objetos utilitários de todos os estados nordestinos, com ênfase para a rica produção cultural de Pernambuco.


Paulo Meira na Fundaj

Galeria Vicente do Rego Monteiro – Fundação Joaquim Nabuco

Rua Henrique Dias, 609 – Derby

Bate-papo reunindo o artista e Oriana Duarte às 19h na Sala Aloísio Magalhães

Até 20/7

Ter a Dom 15 às 20h

Conjunto de obras em vídeo O marco amador realizadas por Paulo Meira entre os anos de 2004 e 2013. Soma-se a essas obras o vídeo inédito Bordas de silêncio – um registro documental sobre os processos transcorridos ao longo dos dez anos de realização dessa série.



Residências Artísticas 2013 – 2º ATO: Marcone Moreira

Galeria Massangana
Fundação Joaquim Nabuco
Avenida 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte

Até 22
Ter a Sex
09h às 12h | 14h às 17h
Sáb, Dom e Feriados 13h às 17h

Agendamento para escolas e grupos: 3073 6772 | 3073 6691 | 3073 6692
Gratuito


Dando continuidade à apresentação dos resultados do Projeto Residências Artísticas – edição 2013, a exposição individual do artista Marcone Moreira é composta por esculturas de madeira de demolição, sendo montadas de forma a gerar um atravessamento, promovendo tensão e diálogo com a arquitetura do espaço. Além das esculturas, serão realizadas sutis intervenções, baseadas em situações encontradas na galeria, ativando a memória impregnada ao longo dos anos de uso da galeria.



Instituto de Cultura Brasil-Itália

Rua Marques Amorim, 46 – Boa Vista

Até dezembro 2014

Ter a Sex 9 às 21h

Sáb 9 às 13h

Gratuito

3221 4112

Retratos de Leonardo da Vinci

Consta de reproduções de desenhos de rostos e retratos de figuras de sua época.

Fotografias Italianas

A exposição consta de diversas imagens capturadas por fotógrafos italianos sobre temas variados.

Memorial da Imigração Italiana no Brasil

A exposição consta de acervo com fotografias, reproduções de documentos, livros e revistas sobre a imigração italiana no Brasil.



Império dos Sonhos
Instituto de Arte Contemporânea – IAC/UFPE

Rua Benfica,157 – Madalena Até 17

Gratuito

3226 0423| UFPE.iac@gmail.com  | blogiac.wordpress.com

O artista Pernambucano Ramonn Vieitez realiza sua primeira exposição individual no Recife. A mostra O Império dos Sonhos apresenta uma série de 14 obras em pinturas (óleo sobre papel e óleo sobre tela) e serigrafias que buscam retratar reflexões e questionamentos do homem contemporâneo.

A exposição é composta por dois momentos, sonhos e pesadelos. As obras exploram um universo do lado obscuro da natureza humana, por meio de símbolos ligados a cultos e movimentos diversos, exibidos no contexto urbano, muitas vezes, com um tom irônico. O artista explora a figura humana e a paisagem, em situações onde reais e imaginárias se fundem.



Museu da Cidade do Recife

Forte das Cinco Pontas, bairro de São José

Ter a Sáb 9h às 17h

Gratuito




Mulheres em Campo

Até 30/8

A mostra conta com 30 fotografias em preto e branco dos anos 1980 e pretender refletir sobre a presença e força da mulher no futebol, que quarenta anos antes, havia sido vetada por lei de praticar o esporte. Na cidade do Recife, em 1983, a Secretaria de Ação Social de Pernambuco realizava o “II Campeonato de Futebol Feminino” com a participação dos maiores times do estado. Além das fotografias do acervo do Museu, estarão em exibição um vídeo com depoimentos de jogadoras, produtores e cientistas sociais e imagens do Projeto “Recife Bom de Bola Feminino”, da Prefeitura do Recife.

RECIFEMCANTOS

Até março de 2015

A mostra narra a história da evolução urbana do Recife entre os séculos XVI e XX. Além dos objetos, fotografias, vídeos e documentos do acervo que datam daquela época, a mostra faz um contraponto com imagens recentes enviadas pelo público, no modelo 'selfie', mostrando os patrimônios de seus bairros. Entre as peças expostas estão pinhas e azulejos do século XIX, objetos arqueológicos, gravuras do período holandês e litografias do século XIX editadas por F. H. Carls. E além das visitas mediadas, haverá também uma atividade dirigida para grupos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife