Cineclube debate sobre as produções “Found Footage”

Bastante popular no cinema de horror contemporâneo, o chamado Found Footage é um gênero que se assemelha a uma narrativa documental com imagens geralmente em primeira pessoa com câmeras amadoras. A intenção de filmes neste estilo é passar a ideia ao espectador que o que ele está vendo é um material bruto, encontrado ao acaso e que contém cenas reais e chocantes.
Foto: Divulgação
O Cineclube Toca o Terror vai exibir uma destas produções em sua sessão mensal no auditório do MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães). O filme a ser apresentado ao público é "Infection" (EUA, 2005), do diretor Albert Pyun, que mostra estranhos acontecimentos em uma região remota nos Estados Unidos, com imagens captadas em uma câmera acoplada no interior de um veículo. 

Após a exibição do filme, o Cineclube promove um debate com Rodrigo Carreiro, jornalista e professor de cinema da UFPE, que em sua pesquisa de doutorado analisou o estilo Found Footage no cinema. Ao longo deste período, Rodrigo compilou em uma lista no IMDB mais de 350 filmes que seguem este formato.

Além da exibição do filme e do debate, haverá o lançamento do livro “Cinemas de Horror”, que contém ainda um texto de Rodrigo Carreiro sobre as produções de Found Footage.

Cineclube Toca o Terror
Auditório do MAMAM - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
Acesso pela Rua da União - Boa Vista
19 16h
Classificação Indicativa: 14 Anos
Gratuito
blogtocaoterror.wordpress.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii