Uma trupe circense vibrante e consciente do seu papel social

      Foto: acervo do artista
 
Por Manoel Constantino
Quem diria que aqueles meninos que participavam das oficinas circenses da mais antiga escola de circo do Recife, o Arricirco, criada por  Madre Escobar, Luiz Maurício Carvalheira e Dom Hélder Câmara, hoje formam um trupe profissional e atuante, não só em espetáculos, mas também como educadores sociais conscientes dos seus papéis de agentes transformadores. Numa síntese: fazem do circo a alegria de suas vidas e de muita gente.

A Trupe Pernilongos é formada por Sérgio Muniz, Jonauto Andrade, Adeilton de França, Alequisandro Paulino, Didha Araújo e Laércio Assis e todos começaram suas carreiras entre sete e oito anos e nunca mais abandonaram a vida circense. Para termos uma ideia mais clara, Sérgio Muniz começou no Circo Oi, Oi, Oi, armado no antigo Cecosne, já sob o comando de Madre Escobar, em 1990.

Já no Arricirco, em 1995, eles participaram do espetáculo do Grande Circo Popular do Brasil, do ator Marcos Frota, além de continuarem o aperfeiçoamento tanto é que hoje a Trupe Pernilongo’s trabalha com malabares, perna-de-pau, equilíbrio, monociclo, aéreo (trapézio, tecido acrobático e palhaçaria. 


Com tal leque de especialidades circenses, a trupe participa do espetáculo do Circo Mágico Alakazam, no projeto de circulação pelo interior do Estado, com patrocínio do Funcultura e são educadores no SESC Itíuma, em São Lourenço da Mata, sob a coordenação de Bóris Trindade, além de contratos avulsos, quando apresentam espetáculo próprio com uma hora de duração ou apresentações solos em festas e eventos.


Hoje, todos possuem entre 15 a 24 anos de vida circense, tendo experiências em eventos internacionais na Itália, Chile, Argentina e Holanda.Apaixonados e convictos que o circo era de fato o caminho de vida e profissão escolhido, em 2007, resolvem criar a Trupe Circense Pernilongo’s, e são unânimes em afirmar que as artes circenses os fizeram profissionais conscientes mas também foram preparados para a vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii