Moda: Casa 87

Thays Monteiro 

Juliana Souto estilista e proprietária da marca 
Em meio ao intenso tráfego de carros e pontos comerciais, uma vitrine retrô e muito colorida atrai olhares de quem passa em frente à casa n.º 87, na Rua Marechal Deodoro. O local que antes era moradia dos avós da estilista e artista plástica Juliana Souto transformou-se em uma galeria de arte e também em loja de roupas, acessórios e artigos para decoração. “O nome da marca é Casa 87, porque, quando eu era criança, minhas duas avós moravam na mesma rua só que em casas diferentes. Então, para distinguir, todo mundo falava: ‘Vamos ali para casa 87’, daí decidi que o nome da marca ia ser esse por me remeter à infância”, explica Juliana. 

A decoração da loja é uma experiência à parte e deixa qualquer um desejando que toda a loja esteja à venda. Lembra muito a casa da vovó, cheia de artigos antigos e multicoloridos, ao lado de elementos que compõem o clima pop art proposto pela estilista.
O processo produtivo tem início com as fotografias. Imagens do cotidiano e paisagens de viagens pelo Brasil e pelo resto do mundo são algumas das inspirações da artista, que posteriormente trabalha digitalmente essas imagens, acrescentando elementos que criam o conceito pop art. Nesse movimento artístico, elementos do cotidiano moralista e consumista dos anos 50 foram transformados em obras de arte que, de forma irônica, criticam ícones da época como Marilyn Monroe, latas de refrigerantes, comerciais etc. Esse movimento influencia até hoje o mundo das artes e da moda. 

A coleção outono/inverno intitulada We can do it trouxe cores vivas e imagens modificadas mantendo a linha dos trabalhos anteriores. “Eu peguei as imagens dos quadros e as estampei nas almofadas e também criei uma banca de t-shirts [camisetas de algodão ou poliéster] com a mesma proposta”, diz Juliana. O diferencial é a possibilidade de encontrar a mesma imagem em qualquer artigo produzido pela marca, como quadros, almofadas, camisetas e ainda sobre inspiração para bijuterias e bolsas. Juliana acredita que por serem fotografias do seu acervo pessoal e não fotos comerciais as peças se tornem ainda mais exclusivas.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 Casa 87 Av. Marechal Deodoro, 87, Recife 3038 6056 https://www.facebook.com/casaoitentaesete?fref=ts

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife