Perfil do Artesão: Flávio Fernando

Texto: Patrícia Gameiro 
Fotos: acervo pessoal

Há 25 anos trabalhando com arte feita de couro, o recifense Flávio Fernando preza sempre pela autenticidade. Todas as peças de Flávio, aproximadamente 700 produzidas ao longo da carreira, como bolsas, cintos, pulseiras, colares e sandálias, são exclusivas, ele nunca repete um modelo que já foi criado, cada pessoa que adquire uma arte feita de couro pelo designer terá um trabalho único.
Os produtos confeccionados são todos feitos à mão, a produção de uma única peça pode levar de dois a três dias para ser finalizada. Flávio busca sempre trabalhar sua arte sem padronizá-la, cada objeto recebe um toque especial do criador, além da matéria-prima principal. Os itens artesanais, por exemplo, podem ter pedrarias (topázio e esmeraldas) e metais, que tornam as peças ainda mais refinadas.


Além da versatilidade e da criatividade, Flávio está preocupado com o futuro do artesanato de couro em Pernambuco. Ele sonha em ter um espaço permanente, um polo de couro, para poder impulsionar a produção e repassar os conhecimentos que adquiriu, tanto de forma autodidata como na convivência com outros artesãos. 


Atualmente, o desejo de dividir a experiência dessa arte é satisfeito parcialmente, no atelier do Centro Cultural Benfica do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística ligado ao Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde ele ministra, em parceria com a professora Rose Mary Martins, oficinas permanentes de artesanato para os alunos da UFPE e para aqueles que almejam aprender um pouco desse ofício. Flávio fala do trabalho como algo que o satisfaz: “Eu sinto prazer de ensinar e de ver uma peça minha sendo usada, porque sei o valor do meu trabalho, porque é algo único que a pessoa está usando, é uma peça que é quase uma joia, eu vejo como uma joia.”
Flávio Fernando não se limita a atender encomendas de acessórios. Recentemente ele fez todo o figurino e alguns objetos utilizados no espetáculo musical do Grupo Allegretto, Cancioneiros Ibéricos de Dom Quixote. Os utensílios usados pelo designer foram feitos de couro e de materiais recicláveis.
Os planos futuros de Flávio são: criar uma marca para promover anda mais o trabalho dele, que já foi exportado para outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro, e também já alcançou a esfera internacional, algumas peças foram vendidas até em Nova York. Para o designer, o artesanato pernambucano precisa ser divulgado para o mundo: “A gente não pode fabricar aqui e mandar para fora? Claro que pode. Tem tanta coisa que a gente compra aqui e que vem de fora, por que então a gente não pode exportar? Nós temos competência para criar as coisas e mandar para fora também. Somos pernambucanos, um povo arrojado.”

Encomendas de peças de Flávio Fernando: 
(81) 9734 6003 ou  flavio.fernando07@hotmail.com
Oficinas permanentes de artesanato de couro:
Terças e Quintas 17h

Inscrições pelo e-mail: rmam17@gmail.com

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas