Fichário, de Iza do Amparo, em mostra no Murillo La Greca



Fotos: Diego Di Niglio 


Exposição resgata a evolução do trabalho da artista desde a década de 70 até os dias atuais



Ela é conhecida por suas composições geográficas em superfícies como tecidos, carimbos e adesivos, além de suas telas sempre com um quê de “arte inacabada”. O que pouca gente sabe é que esse trabalho começou com fichas de romaneio (procedimento utilizado entre matrizes e filiais para a transferência de insumos, mercadorias ou produtos que constam em estoque), nas quais Iza do Amparo iniciou seus testes embrionários de disposição de cores. E é para resgatar a história desta artista que esse material vai estar disponível à apreciação dos admiradores na exposição Fichário – Exposição Individual de Iza do Amparo, que será aberta neste sábado, dia 4 de outubro, a partir das 16h, no Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim, no Recife.



A mostra traz uma retrospectiva das obras da artista, nascida na Bahia e radicada em Pernambuco, e que foram produzidas nas últimas três décadas. O público será convidado a navegar numa linha do tempo, onde poderá ser observado o desenvolvimento da técnica que tornou Iza do Amparo um dos nomes mais conhecidos das artes plásticas no Estado. A exposição ficará aberta à visitação pública no período de 7 de outubro a 9 de novembro, de terça à domingo.


Fichário traz 85 intervenções gráficas feitas pela artista em fichas de romaneio, disponíveis para apreciação. Nesse trabalho, a então estudante de arquitetura na Bahia, Maria Luiza, realizou intervenções de composição de pintura utilizando lápis hidrocor e tintas para montar os desenhos geométricos. A proposta de apresentar essas peças é fazer o público perceber a relação do trabalho iniciado com os fichários ainda na década de 70, e o que é desenvolvido hoje por Iza do Amparo.



Além dos fichários, serão expostos 10 quadros pintados em tela, além de documentos pessoais de Iza do Amparo, e textos de críticos e artistas sobre a sua obra. O público vai poder manusear dois livros: o primeiro, com 15 telas produzidas pela artista e não emolduradas, e o segundo, com um mostruário de carimbos. Outro atrativo será um mural imantado, onde o visitante da exposição vai poder exercitar sua criatividade, desenvolvendo composições dentro de uma grande ficha, com ímãs coloridos.



E para quem quiser levar um pedacinho do trabalho de Iza do Amparo para casa, estarão à disposição do público, durante a exposição, seis sugestões de adesivos, baseados em telas criadas pela artista, que podem ser fixados em qualquer superfície.


Serviço

Fichário – Exposição Individual de Iza do Amparo

Abertura: 04 de outubro (sábado), das 16h às18h 

Visitação: 07 de outubro a 09 de novembro de 2014

De terça a sexta, das 9h às 12h e de 14h às17h; sábados e domingos, das 13h às 17h

Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, nº 366, Parnamirim, Recife

Informações: 3355.3126 |3355.3128

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado