Seminário RecorDança - 10 anos finaliza comemorações


Desde março deste ano, o Acervo RecorDança vem comemorando os seus dez anos de existência. Uma série de ações fez parte deste momento tão especial para um dos principais acervos de dança do país. Fechando este ciclo, nesta sexta (17) e  sábado (18), o Centro Cultural Correios recebe o “Seminário RecorDança 10 anos: Movimentos de memória”.
Com intensa programação, o evento contará com oficinas, palestras, apresentação pública da pesquisa Histórias ao Pé do Ouvido e o lançamento do 1º episódio de podcast. O evento conta com patrocínio dos Correios, incentivo do Funcultura e apoio do Festival Internacional de Dança do Recife.

Oficinas– A oficina “O hibridismo nas artes: contexto e genealogias”, ministrada por Flávia Meirelles do Temas da Dança. Vale lembrar que são apenas 25 vagas, por ordem de inscrição e os interessados podem se inscrever através do link http://goo.gl/forms/M61h2jJ4YL .

Palestras– Na sexta, Flávia Meirelles vai falar sobre os desafios de produzir um arquivo em dança. Trazendo a experiência do grupo de pesquisa Temas de Dança, ela vai tratar de questões como elaborar um acervo em uma área como a dança, que tem pouca conformidade com o arquivamento.
No sábado, Nirvana Marinho, do Acervo Mariposa, dialoga sobre as relações de afeto e a dança, traçando transversalidades com estórias, memória e movimentos dançados. Finalizando as atividades, Valeska Alvim, da Universidade Federal do Acre faz uma espécie de cartografia da dança brasileira, onde traz ao Recife a realidade local do seu estado, o Acre.

Podcast– Para fechar a programação do sábado (18), haverá a apresentação pública do projeto Histórias ao Pé do Ouvido, com orientação de Marcelo Sena. Na ocasião, será exibido o primeiro episódio de podcast, resultado de uma pesquisa de dez meses, iniciada em janeiro deste ano. Esse arquivo digital de áudio traz edições de entrevistas gravadas pelo RecorDança nos anos de 2003 e 2004 e intervenções dos pesquisadores Elis Costa, Ju Brainer, Ailce Moreira e Marcelo Sena, que dialogam com artistas atuantes na dança pernambucana desde os anos 1970.
No total, o projeto contará com oito episódios de podcasts, que são fruto dessa extensa pesquisa. Esse material estará disponível no novo site do Acervo RecorDança e em instituições como a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, Biblioteca Joaquim Cardoso (CAC/UFPE), Escola Municipal de Arte João Pernambuco e FUNDARPE.

Programação completa || Seminário RecorDança 10 anos: Movimentos de memória:

Sexta (17)
9h às 12h||Oficina Estórias de amor entre danças suas e dele (a) - Nirvana Marinho (Acervo Mariposa)
14h às 16h||Palestra Temas de Dança: o desafio de produzir arquivo em dança - Flávia Meirelles (Temas da Dança)
16h||Lançamento do catálogo da exposição RecorDança 10 anos: construir, sentir e olhar a dança

Sábado (18)
9h às 12h||Oficina O hibridismo nas artes: contexto e genealogias - Flávia Meirelles (Temas da Dança)
14h às 16h||Palestra História da Dança e acervo: estórias de amor – Nirvana Marinho (Acervo Mariposa)
Palestra Cartografia da Dança Brasileira: a realidade do estado do Acre – Valeska Alvim (Universidade Federal do Acre)
Mediação Acervo RecorDança (Liana Gesteira)
17h às 19h||Apresentação pública da pesquisa podcast e lançamento do 1º episódio

Serviço:
Seminário RecorDança 10 anos: Movimentos de memória
Dias 17 e 18 de outubro, no Centro Cultural Correios
www.facebook.com/acervo.recordanca
Informações:recordanca@associacaoreviva.org.br| Fone: (81) 3222.5571



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii