Virtuosi realiza Maratona Musical no Teatro de Santa Isabel


Stringfever

Nesta quinta (11), o XVII Virtuosi dá início à Série Vicente Fittipaldi no Teatro de Santa Isabel abrigando as principais apresentações do festival. O concerto de abertura intitulado Strauss, Smetana & Schumann vai reunir vários artistas nacionais e internacionais executando obras clássicas da música de câmara, trazendo Victor Asuncion ao piano, Leonardo Altino no cello, Paul Cortese na viola e os violinistas Yehezkel Yerushalmi, Yannos Margaziotis e Benjamin Sung.

A partir das 20h da sexta (12), o Teatro de Santa Isabel vai respirar música por 24h. É quando acontece a segunda edição do Virtuosi pela Paz – Maratona Virtuosi BNDES que integra a programação com entrada gratuita. Nesta sequência de apresentações, haverá espaço para diversas vertentes da música erudita com obras clássicas e contemporâneas e ainda um flerte ao jazz e à música eletrônica. 

Os convidados do Virtuosi advém de diferentes lugares, incluindo instrumentistas da Grécia, Filipinas, Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Coreia do Sul e Romênia, entre outros artistas nacionais. O XVII Virtuosi conta com patrocínio do BNDES, CORREIOS, Excelsior Seguros, incentivo do Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura Municipal do Recife e apoio da Prefeitura de Olinda, Prefeitura de João Pessoa, Prefeitura de Campina Grande, CEPE, Livraria Cultura, UFPB, Fundação Amazônica de Música, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.

Programação - A abertura do II Virtuosi pela Paz – Maratona Virtuosi BNDES fica por conta da Orquestra Virtuosi sob a regência do Maestro Rafael Garcia com um programa que executa a obra "Metamorfose" de Richard Strauss, homenageado do evento por ocasião de seus 150 anos de nascimento.

Acredita-se que "Metamorfose" foi escrita como um lamento à destruição da Alemanha na segunda guerra mundial, em particular ao bombardeio devastador que houve em Munique destruindo o Teatro de Ópera dessa cidade. Nessa obra Strauss usa explicitamente tema da Marcha Fúnebre da Sinfonia nº 3 de Beethoven. Serão solistas neste momento os violinistas Giora Schmidt e Soh-Hyun Park Altino, a pianista Ana Lucia Altino e o violoncelista Leonardo Altino.

A programação do II Virtuosi pela Paz continua às 22h com a apresentação do trombonista sueco Christian Lindberg e do pianista filipino Victor Asuncion interpretando peças de Launy Gröndahl, John Cage, Lindberg e Schumann. Às 23h, o violinista Benjamin Schmid, considerado um dos maiores violinistas do mundo dos últimos 50 anos, faz um recital com obras de Bach, Eugene Ysaye e Paganini.

A partir da meia-noite, o excêntrico violinista romeno Roby Lakatos sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel acompanhado de seu grupo. O percussionista Naná Vasconcelos e DJ Dolores se encontram na programação às 01h da madrugada em uma apresentação marcada pelo improviso e mesclando bases eletrônicas com ritmos afrobrasileiros. 

O grupo britânico Stringfever faz um show especial às 02h misturando em seu repertório obras consagradas de Vivaldi e Brahms com músicas do repertório pop mundial incluindo Beatles e Chuck Berry aos temas do personagem James Bond. Às 03h, o austríaco Benjamin Schmid retorna ao palco apresentando um show de jazz com homenagens a Django Reinhardt e Stephane Grappelli. 

Um dos destaques da maratona acontece às 13h do sábado com o concerto especial da Orquestra Jovem de Pernambuco que terá como solista o pianista Artur Moreira Lima e obras de Tchaikowsky e Johan Strauss. Ao longo da tarde apresentam-se ainda os grupos Ensemble São Paulo, Unirio Metais, Duo Altino, Catalin Rotaru & Anastasia Zhivotovskaya e Mendelssohn Octeto. 

A maratona se encerra às 20h do sábado (13) com a Orquestra Virtuosi apresentando o programa Gulda, Kreisler, Ellington & Lindberg. Este será um programa dedicado ao Jazz sinfônico, apresentando ainda duas peças de Duke Ellington (Prelúdio para um beijo e Caravan – arranjos de Michael Abene) com a participação especial do saxofonista Maestro Spok. O concerto ainda terá como solistas Leonardo Altino no cello, Benjamin Schmid no violino e o trombonista Christian Lindberg que apresenta uma peça de sua autoria no evento.

Encerramento - O festival se despede do Recife no domingo (14) com a Maratona Virtuosi BNDES de Piano com a presença dos pianistas russos Ilya Ramlav e Anastasia Zhivotovskaya. Considerado uma das maiores revelações da nova geração da música clássica, Ramlav foi solista à frente de orquestras como a de St. Petersburgo e realiza seu recital às 18h no Teatro de Santa Isabel, sendo seguido às 19h pela pianista russa Anastasia Zhivotovskaya, do Conservatório de Moscou.

Serviço:
XVII VIRTUOSI 
Teatro de Santa Isabel - Praça da República - Recife
Quinta (11) - 20h - "Strauss, Smetana & Schumann" 
Sexta (12) - 20h - II Virtuosi Pela Paz - Maratona Virtuosi BNDES 
Sábado (13) - 00h às 20h - II Virtuosi Pela Paz - Maratona Virtuosi BNDES 
Domingo (14) - 17h - Maratona Virtuosi BNDES de Piano 
Entrada Gratuita
A programação completa está no site www.virtuosi.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado