Coletivo Samba Noir lança primeiro disco e faz show no Teatro de Santa Isabel


Coletivo Samba Noir / Foto: Divulgação


Formado por Katia B, Luís Filipe de Lima, Marcos Suzano e Guilherme Gê, a partir de abril grupo promove 15 shows passando por Brasília, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro. 

Em tournê nacional o grupo carioca Coletivo Samba Noir  faz lançamento de CD e show  em única apresentação, neste domingo (19), às 21h, no Teatro de Santa Isabel. Unindo música e vídeoarte para cantar amor e dor de Lupicínio Rodrigues, Cartola, Noel Rosa e outros bambas da MPB, o Coletivo Samba Noir faz show imperdível.  Vanguarda e tradição unem-se, no Coletivo Samba Noir, para render homenagens às canções atemporais que falam de amores impossíveis, solidão, angústia e desassossego. Os ingressos com preços populares de 20 e 10 reais estão à venda na bilheteria do Teatro de Santa Isabel.

Com percussões sampleadas, baixo synth, texturas eletrônicas, violão de sete cordas e voz, o quarteto interpreta clássicos da música brasileira que versam sobre o amor, suas dores e impossibilidades. Valendo-se de linguagem cênica e musical singular, cuja inspiração surge da atmosfera densa do cinema noir, o Coletivo promove o encontro de quatro destacados nomes da cena musical carioca, com trajetórias bastante diversas: Katia B (voz e guitarra), Marcos Suzano (ritmo e voz), Luís Filipe de Lima (violão de sete cordas) e Guilherme Gê (teclado e voz).

No repertório, alguns dos mais célebres compositores inspirados pela dor-de-cotovelo: Nelson Cavaquinho (“Luz negra”), Lupicínio Rodrigues (“Volta” e “Aves daninhas”), Ary Barroso (“Risque”), Cartola (“Autonomia”) e Noel Rosa (“Pra que mentir?”), entre outros. Estas canções remetem a duas importantes referências musicais, o piano-bar e os grupos de choro e seresta, aqui subvertidas por uma arrojada formação instrumental que combina a percussão personalíssima de Marcos Suzano com o violão de sete cordas castiço de Luís Filipe de Lima, e que mistura a voz sensível e densa de Katia B à experimentação requintada de Guilherme Gê, com sonoridades eletrônicas e linhas de baixo sub-graves executadas no teclado. 

O espetáculo traz as dez canções registradas no CD e mais sete números. O quarteto tem sua performance emoldurada por projeções de imagens e videografia em espaços não-convencionais, como tecidos e fumaça. Ao longo do show, as projeções exibem as figuras das quatro participações especiais presentes no disco (Egberto Gismonti, Jards Macalé, Arto Lindsay e Carlos Malta), sincronizadas com a performance ao vivo. O espetáculo tem direção geral de Katia B e Luís Filipe de Lima, roteiro e arranjos musicais do Coletivo, direção de arte e videocenário de Batman Zavareze, iluminação de Renato Machado, figurinos de Rogério S. e direção de movimento de Marcia Rubin. A direção de produção é de Andréa Alves, da Sarau Agência de Cultura Brasileira, realizadora do projeto ao lado do Coletivo.

Serviço:
Turnê Coletivo Samba Noir 
19 de abril
19h
Teatro Santa Isabel
Praça da República, s/n, Santo Antonio, Recife – PE
R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia)
Informações: (81) 3355-3322

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii