Exposição com peças do Instituto Ricardo Brennand começa nesta terça (1º) no Tacaruna

Pinturas, armas, armaduras, tapeçarias e livros do acervo do Instituto Ricardo Brennand estarão em exposição desta terça-feira (dia 1º) até o dia 19, na Praça de Eventos do Shopping Tacaruna, com entrada franca. Há peças originais e outras são fotografias dos originais, como dos quadros de Frans Post e Albert Eckhout, que não saem do castelo onde funciona o IRB.
Escultura Edouard Drouot

A mostra é em comemoração aos 13 anos do Instituto, inaugurado em 12 de setembro de 2002. O IRB detém uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, incluindo a maior coleção do mundo de pinturas do holandês Frans Post, com vinte obras.
Frans Post foi pioneiro no registro de paisagens da América e fotos de algumas dessas obras estarão na exposição do Tacaruna, como também de outro artista holandês, Eckhout, que retratou diversos aspectos do Brasil no período colonial.
A armaria é outro tema presente na mostra, com armaduras para adulto e criança, lanças, facas, máscaras de ferro, canivetes, elmo, machados, sabres e até um cinto de castidade.

Haverá também três esculturas em marmore, duas ninfas de Edouard Drout, e Marcas da Beleza, de Bastet. Coleções de livros da Biblioteca do IRB, incluindo Tempo dos Flamengos, de José Antônio Gonsalves de Mello, e Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, além de uma maquete do prédio do Instituto, completam a exposição.



Serviço
Exposição 13 anos do Intituto Ricardo Brennand
Shopping Tacaruna – Praça de Eventos
De 1º a 19 de setembro
Entrada franca




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente